Logomarca Sinmetal

Contribuição Sindical

O Sinmetal disponibiliza a geração on-line das guias de recolhimento da contribuição sindical. Após gerá-la, você pode imprimi-la para pagamento. Se você já é familiarizado com o sistema, clique no botão GERAR GUIA. Se tiver dúvidas, leia as instruções abaixo.

A Contribuição Sindical deve ser recolhida anualmente, no mês de janeiro de cada ano (artigo 587 da CLT) e deve ser paga por todas as empresas da categoria econômica das INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, fundição, artefatos de ferro e metais em geral, trefilação e laminação, serralheria, tornearia, cutelaria, máquinas, mecânica, estamparia de metais, moveis de metal, bem como outras indústrias que exerçam atividades congêneres , estabelecidas na base territorial do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Município do Rio de Janeiro – SINMETAL, que são representadas pelo Sindicato, perante as autoridades administrativas e judiciárias e o Sindicato de Trabalhadores, de conformidade a Consolidação das Leis do Trabalho- CLT- Título V.

A quitação do tributo permite aos sindicatos continuarem defendendo os interesses da categoria, representando-a perante autoridades, órgãos governamentais, fóruns de deliberação e celebrando anualmente convenções coletivas de trabalho.

GERAR GUIA

Instruções para gerar a Guia da Contribuição Sindical siga os passos:

1 - Clicar na opção GERAR GUIA
2 - Digitar o CNPJ da empresa
3 - Preencher todos os dados da empresa
4 - Clicar em IMPRIMIR GUIA
5 - Na tela do seu computador aparecerá a Guia da Contribuição Sindical preenchida com os seus dados e do Sinmetal.
6 - Clique no botão [Imprimir] que aparece no canto superior esquerdo da tela de seu computador.
7 - Caso não apareça o botão [Imprimir] na tela de seu computador, clique no menu superior na palavra [Arquivo]. Clique na opção [Imprimir] ou segure a tecla Ctrl + P. Certifique-se de que a impressora conectada ao computador está ligada;

Caso a impressão da Guia de Contribuição saia cortada nos lados ou em baixo proceda da seguinte forma:
Clique no menu superior do seu navegador, na palavra [Arquivo]. Escolha a opção [Configurar Página].
Verifique se no campo Orientação está selecionada a opção Retrato.

Preencha o campo das margens de impressão com as seguintes medidas:
Superior - 0 mm; Esquerda - 5 mm; Direita - 5 mm; Inferior - 0 mm;

Quaisquer dúvida entre em contato pelo telefone (21) 2262-8018 ou e-mail sinmetal@sinmetal.org.br.

CONFIRA A TABELA PARA CÁLCULO DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL 2017
Tabela Progressiva - Vigência: 1º de janeiro de 2017 e suas notas

ENQUADRAMENTO SINDICAL
DIFERENÇAS ENTRE EMPRESA FILIADA E ASSOCIADA

EMPRESAS FILIADAS

Definição: Todas as empresas da categoria econômica das INDÚSTRIAS METALÚRGICAS, fundição, artefatos de ferro e metais em geral, trefilação e laminação, serralheria, tornearia, cutelaria, máquinas, mecânica, estamparia de metais, moveis de metal, bem como outras indústrias que exerçam atividades congêneres , estabelecidas na base territorial do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Município do Rio de Janeiro – SINMETAL, que são representadas pelo Sindicato, perante as autoridades administrativas e judiciárias e o Sindicato de Trabalhadores, de conformidade a Consolidação das Leis do Trabalho- CLT- Título V.

Essas empresas têm a obrigação de recolher, anualmente, a Contribuição Sindical (artigos 579 e 580 da CLT).


EMPRESAS ASSOCIADAS

Definição: Todas as empresas que, voluntariamente, se associam ao SINMETAL, fazendo jus à utilização dos produtos e serviços oferecidos pelo Sindicato podendo seu representante participar da vida política da entidade.

Essas empresas, além da Contribuição Sindical, recolhem mensalmente a Contribuição Social, conforme estabelecido no Estatuto do Sindicato.

Filiado ao Sistema FIRJAN
Associe-se ao Sinmetal