Logomarca Sinmetal

Notícias destaques

Empresas adotam filosofia lean para aumentar produtividade

23/05/2017 | Sistema Firjan


O lean é uma forma de gestão que analisa o fluxo de processos, removendo o maior nível de desperdício possível para que o cliente receba o máximo de valor. Essa filosofia – criada no Japão e inspirada em práticas da Toyota – aumenta a produtividade das empresas ao otimizar processos administrativos, além de reduzir despesas operacionais, garantindo mais eficiência e rentabilidade.

Ciente dos benefícios da filosofia lean para a indústria fluminense, o Sistema FIRJAN, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), promove diversas ações para fomentar essa cultura entre os empresários. A mais recente delas foi o workshop “Pensamento Lean Office: a filosofia das empresas de sucesso”.

“No Brasil, é comum o trabalhador sempre parar para pegar uma ferramenta, por exemplo, descontinuando o processo”, explica Junico Antunes. Ele é consultor e ministrou o workshop.

Segundo ele, ao priorizar um fluxo contínuo de trabalho, a metodologia lean permite que indústrias de todos os portes aumentem sua produtividade: “No pensamento japonês, trabalho é apenas quando a atividade agrega valor ao produto, em conformidade com o conceito de fluxo contínuo. O que não gera valor é desperdício e deve ser eliminado”.

Exemplos de sucesso

Um dos cases citados durante o treinamento foi o da Clínica Perinatal, que investiu no projeto “Internação & Recepção Lean”, reduzindo o tempo de internação e aumentando a satisfação das pacientes.

“Percebemos que havia pouca coordenação entre vagas e leitos, assim como a hotelaria não estava integrada no processo”, destacou Jonathan Carvalho, especialista de Processos Lean da Perinatal.

Ele explica que depois da implantação, houve 63% de redução do tempo de internação, 30% de aumento da satisfação das clientes, além de uma economia de quase R$ 45 mil. A experiência da Perinatal, mostra que a filosofia lean pode ser aplicada em qualquer porte e tipo.

Para Claudio Tangari, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Nova Friburgo (Sindmetal), o lean é o grande aliado da indústria, principalmente em momentos de recessão econômica. “Um dos motivos para minha empresa sobreviver à crise foi a consequente melhora na gestão dos gastos por conta da implantação desse modelo”, explicou o empresário, que também é vice-presidente da FIRJAN.

Paulo Noel, sócio-gerente do Grupo Show Móveis, também adotou a gestão lean em sua empresa e conseguiu bons resultados: “Implantamos a metodologia em outubro de 2014 em todo o meu processo fabril, gerando um aumento de 67% na produtividade”.

Alexandre dos Reis, superintendente do IEL, destacou que a rede SESI/SENAI no estado do Rio incluiu disciplinas que ensinam aos alunos a metodologia lean para a indústria: “É importante que os futuros profissionais da indústria cheguem ao mercado aptos para transformar e melhorar a gestão das empresas fluminenses”.

Também participaram do workshop Rafael Paim, sócio-fundador da Enjourney Consultoria e Capacitação, e Alberto Wajzenberg, gerente de Desenvolvimento de Organização da Eletrobras.

O evento aconteceu em 16 de maio, na sede da FIRJAN.

Confira notícia na íntegra.

O SINMETAL não é responsável pelas notícias aqui transcritas, são apenas reproduções da mídia.

Filiado ao Sistema FIRJAN
Associe-se ao Sinmetal