Logomarca Sinmetal

Notícias

Confiança do comércio no Brasil avança em setembro após 4 quedas seguidas, aponta FGV

28/09/2017 | Reuters


A confiança do comércio brasileiro teve forte alta em setembro após quatro quedas seguidas, em meio a um alívio após incertezas políticas e preocupações com a sustentação das vendas.

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) do Brasil apresentou em setembro alta de 6,8 pontos, chegando a 89,2 pontos, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

“A queda da confiança nos meses anteriores havia refletido o aumento da incerteza com a crise política de maio e, mais recentemente, a preocupação coma sustentação das vendas após o fim do período de liberação de recursos do FGTS. O bom resultado de setembro mostra que este momento já passou”, explicou em nota o superintendente de Estatísticas Públicas da FGV/IBRE, Aloisio Campelo Jr.

A melhora da confiança foi disseminada entre os 13 segmentos pesquisados, explicou a FGV, com avanços tanto das expectativas quanto das avaliações sobre a situação atual.

O Índice de Expectativas (IE-COM) teve alta de 7,0 pontos, para 95,1 pontos, retornando ao nível de abril deste ano (95,8 pontos).

Já o Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 6,5 pontos, atingindo 83,9 pontos, máxima desde janeiro de 2015 (87,4 pontos).

O cenário no Brasil é de inflação e juros baixos, o que favorece o consumo e a gradual retomada econômica que o país vem apresentando. A melhora da percepção sobre o mercado de trabalho também impulsionou a confiança do consumidor brasileiro, que subiu em setembro após três quedas seguidas.

Confira a notícia na íntegra.

O SINMETAL não é responsável pelas notícias aqui transcritas, são apenas reproduções da mídia.

Filiado ao Sistema FIRJAN
Associe-se ao Sinmetal