Logomarca Sinmetal

Notícias

Ciro Gomes participa de encontro com empresários fluminenses

24/10/2017 | Sistema Firjan


O ex-ministro dos governos Lula e Itamar Franco e ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), apresentou suas propostas para empresários em almoço na sede do Sistema FIRJAN. O encontro foi o primeiro de uma série a ser realizada com possíveis candidatos à Presidência.

O pré-candidato acredita que a iniciativa privada tem papel central na reestruturação do Estado e que a questão mais urgente a ser tratada é o ajuste da gestão fiscal brasileira.

Para ele, a situação brasileira é grave, pois o país se encontra no pior nível de endividamento do setor privado da história – abrindo espaço para uma crise bancária – e milhões de pessoas desempregadas. Além disso, há alta carga tributária nominal. “A grande questão do Brasil é a gestão fiscal. Proponho, nesse sentido, uma profunda reforma administrativa e um novo desenho institucional”, avaliou.

Gomes afirmou querer criar um caminho ambientado em um projeto nacional de desenvolvimento com alguns objetivos estratégicos, no qual a indústria terá grande contribuição: “É preciso ter uma administração pública enxuta e meritocrática. Além disso, não conseguiremos atuar em prol da educação e saúde sem a questão fiscal estruturada”.

O presidenciável também afirmou ser necessário a reindustrialização do país, já que hoje apenas 8% do PIB é derivado da indústria. “Eu acho que empresas privadas contribuem com o dinamismo do mercado. São elas que garantem ao consumidor bens e serviços de melhor qualidade e melhor preço. As sociedades que têm êxito, a exemplo da China e da Coreia do Sul, são as que conseguem equilibrar o Estado musculoso com ambiente favorável à iniciativa privada”, analisou.

Além disso, Ciro Gomes acredita que a desoneração da atividade empresarial ajudará a formalizar as empresas: “Cerca de 49% dos negócios do Brasil estão na informalidade. Diminuindo os impostos, há incentivo à formalização, o que aumenta a arrecadação do Estado. Fiz isso enquanto governador do Ceará e obtive resultados positivos”. Para ele, uma política industrial deve ser baseada em quatro setores: petróleo e gás, saúde, defesa e agronegócio.

Ao responder perguntas dos empresários, Gomes falou sobre sua visão quanto aos problemas de segurança pública enfrentados pela população – que afetam inclusive as empresas por conta de roubo de cargas, por exemplo – , ele afirma que pretende criar um Ministério de Segurança Pública com providências desenhadas com auxílio de especialistas no assunto. As ideias vão desde o fim do inquérito policial, que é burocrático e dá facilidade à prescrição dos casos, na avaliação do pré-candidato, às mudanças na legislação penal.

“É muito importante conhecer as propostas dos próximos candidatos à Presidência da República, de modo que possamos avaliar as melhores opções para 2018”, afirmou Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da FIRJAN.

O almoço com Ciro Gomes aconteceu em 19 de outubro.

Confira notícia na íntegra.

O SINMETAL não é responsável pelas notícias aqui transcritas, são apenas reproduções da mídia.

Filiado ao Sistema FIRJAN
Associe-se ao Sinmetal