Logomarca Sinmetal

Notícias

A Firjan apoia o governo federal e se coloca à disposição para o esforço de resgate da paz e da ordem no Rio

20/02/2018 | O Globo


O Rio nunca precisou tanto do apoio de todo o Brasil. O governo federal teve a sensibilidade de percebê-lo e age com o sentido de urgência que o momento requer.

O descalabro a que se chegou era de tal ordem que não havia medidas paliativas capazes de minorar a escalada do crime. O Rio está em guerra. E será necessário que táticas de guerra sejam adotadas para confrontar e derrotar o arsenal do crime organizado. É preciso mobilizar esforços de todas as autoridades policiais para fechar as fronteiras terrestres e acessos marítimos a fim de impedir a entrada de armas. Só um policiamento ostensivo em áreas estratégicas poderá devolver um mínimo de paz à população, testemunha hoje, atônita, de um pesadelo cotidiano.

A incompetência e a negligência estão na origem das balas perdidas e arrastões que teimam em arranhar a imagem de um estado que é o farol do Brasil.

Espera-se das autoridades que arrastaram o Rio de Janeiro para o atual estado de caos que tenham agora a consciência e o discernimento de não atrapalhar. Apenas isso.

Nenhum estado foi tão penalizado pelo descaso com a coisa pública, pela desfaçatez mais rematada, pela corrupção desenfreada. Não havia como escapar incólume a tanto agressão à cidadania, à lei e à ordem. O colapso da segurança pública é o resultado de toda esta anomia.

A intervenção é a esperança de resgatar a dignidade do cidadão fluminense e merece, por isso, todo o apoio da sociedade civil.

Não é de hoje que o Sistema Firjan se bate por medidas mais duras e pela ação federal no estado. O governo federal felizmente se encarrega agora de assumir o comando das ações num estado acéfalo. Nenhuma notícia poderia ser mais reconfortante.

A Firjan se coloca à disposição do governo federal, incluída a utilidade de sua sede administrativa e de suas unidades em todo o estado, a fim de que a iniciativa se torne a mais efetiva e bem-sucedida possível.

O Rio vai voltar a ser o estado do qual todos os brasileiros se orgulham. Um passo decisivo acaba de ser dado nesta direção.

A Firjan está desde já mobilizada para apoiar o governo neste esforço de resgate de cidadania fluminense.

O SINMETAL não é responsável pelas notícias aqui transcritas, são apenas reproduções da mídia.

Filiado ao Sistema FIRJAN
Associe-se ao Sinmetal