NOTÍCIAS

Carnaval 2021: como será o feriado para as empresas e seus funcionários

| FIRJAN

O carnaval de 2021 será diferente no Rio de Janeiro: não haverá festas, nem feriado prolongado. Para evitar aglomerações e o contágio da Covid-19, a folga será apenas na terça-feira (16/02). A segunda-feira (15/02) e a quarta-feira de Cinzas (17/02) serão dias úteis normais.

Os trabalhadores que tiverem que trabalhar na terça-feira deverão receber o dia com adicional de 100% ou ganhar uma folga compensatória. 

“A empresa com banco de horas pode fazer a compensação caso dê folgas na segunda e na quarta. Quem dispõe de horas extras tem esse manejo de ter seu saldo descontado pelos dias não trabalhados”, orienta Pedro Capanema, consultor Jurídico da Firjan.

Nada disso impede, no entanto, que a empresa libere seus funcionários por liberalidade e, assim, os dispensem de suas funções nos dias combinados.

Em 15/01, o governo do estado decidiu manter o feriado de terça-feira de carnaval, de acordo com publicação no Diário Oficial. A data não é incluída em feriados nacionais e a regulamentação é feita pela lei estadual nº 5243, de 14 de maio de 2008.

Leia a matéria na íntegra.


Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.