O SINMETAL

Sobre o SINMETAL | Missão, Visão e Valores | Diretoria

Histórico do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas
do Município do Rio de Janeiro

Em 09 de setembro de 1937, era fundado o Sindicato dos Industriais de Siderurgia e Fundição, tendo sido reconhecido pelo Ministério do Trabalho Indústria e Comércio em 15 de setembro do mesmo ano, consoante carta sindical assinada pelo Sr. Ministro do Trabalho Dr. Agamenon Magalhães. Assumiram então sua diretoria o Sr. Luiz Ribeiro Pinto como presidente, o Sr. Augusto Moniz como secretário e o Sr. Euvaldo Lodi como tesoureiro. Dizia então o presidente: “ a criação do nosso órgão sindical impunha-se pela necessidade de disciplinar os interesses da classe, em face do movimento social brasileiro nascido com a revolução nacional de 1930.”

Em 04 de outubro de 1937 o sindicato filiou-se à Federação dos Sindicatos Industriais do Distrito Federal tendo como delegados no Conselho de Representantes dessa federação os srs: Luiz Ribeiro Pinto, Raul dos Santos Carvalho e Euvaldo Lodi.

Com o advento do Decreto-Lei 1402 de 05 de julho de 1939 e do Decreto-Lei 2381 de 09 de julho de 1940 que criavam os grupos econômicos das atividades e profissões, o sindicato em 10 de julho de 1941, teve que promover sua adaptação aos novos dispositivos legais, adotando novos estatutos e passando a ser denominado de Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Rio de Janeiro, com base territorial abrangendo o então Distrito Federal e o Estado do Rio de Janeiro.

Com a criação do Estado da Guanabara, o sindicato passou por nova alteração e em 20 de junho de 1960 assumiu a denominação de Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Estado da Guanabara, sob a presidência do Sr. Giácomo René Maria Luporini.

Finalmente, em 22 de agosto de 1977, em decorrência da fusão do Estado da Guanabara com o Estado do Rio de Janeiro, o sindicato passou, ainda sob a presidência do Sr. Giácomo René Maria Luporini, a ser denominado de Sindicato das Indústrias Metalúrgicas do Município do Rio de Janeiro.

Apesar das várias transformações por que passou ao longo de sua existência, tanto no que diz respeito à sua denominação, quanto à sua base territorial, podemos afirmar, pela leitura de seus arquivos, que até hoje, mesmo acompanhando a evolução de uma economia globalizada, os princípios que nortearam todas as administrações que passaram pelo sindicato sempre foram os da busca de uma economia estável, do crescimento industrial, da distribuição de renda, do bem estar social e do fortalecimento das nossas empresas.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.